Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

MAÇONARIA E ETC


Rating: 2.5/5 (208 votos)




ONLINE
2






doaçoês para o sites

banco do brasil

agencia 3055-4

c/c 19.829-3

 


Total de visitas: 30864
O que e macumba

O que é macumba

 

A palavra macumba designa as práticas de magia de origem afro-brasileira (umbanda, candomblé e quimbanda). Extremamente poderosa, essa magia invoca os espíritos da Natureza, os deuses chamados orixás, os elementais e os espíritos desencarnados para alcançar determinados objetivos. Essas invocações são feitas através de rezas e cantos específicos e de oferendas.

Os sacerdotes das religiões afro-brasileiras são chamados de pai e mãe de santo, e eles costumam ter o poder de vidência, ativado através do jogo de búzios e, às vezes, de cartas. Para o leigo que pouco entende, qualquer feitiço é chamado de macumba, mas a macumba é um tipo de feitiço, também chamado de trabalho, típico dessas religiões.
A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante);

O conceito da macumba está tão arraigado na cultura popular brasileira, que são comuns expressões como "xô macumba" e "chuta que é macumba" para demonstar desagrado com a má sorte. As superstições nesse sentido são tão grandes, que até mesmo para a Copa do Mundo foram criados sites para espantar o azar.

Macumba também pode ser a designação genérica dos cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades de povos bantos, influenciadas pelo candomblé e com elementos ameríndios, africanos, do catolicismo, do espiritismo, do ocultismo, etc. Veja a Definição de João do Rio:

No Rio de Janeiro, as nações do candomblé se fundiram umas nas outras, deixando-se também penetrar profundamente por influências exteriores, ameríndias, católicas, espíritas, dando nascimento a uma religião essencialmente sincrética, a Macumba. João do Rio, As Religiões do Rio, 13-52

O mesmo que candomblé, correspondente ao xangô pernambucano.
Diz-se mais comumente macumba que candomblé, no Rio de Janeiro, e mais candomblé do que macumba, na Bahia.
Macumba, na acepção popular do vocábulo, é mais ligada ao emprego do ebó, feitiço, coisa-feita, mironga, mandinga, muamba, mais reunião de bruxaria que ato religioso como candomblé.
Palavra usada no sentido pejorativo para se referir ao candomblé do Rio de Janeiro
palavra usada para definir a mistura de umbanda, kimbanda, vodu, candomblé, feitiçaria e bruxaria.
palavra utilizada para se referir aos despachos depositados em encruzilhadas.
Macumba, como a palavra é conhecida no Rio de Janeiro, é o mesmo que "Ebó", como é conhecida na Bahia (Candomblé).
Denominação atribuída à quimbanda pelos seguidores da umbanda da chamada linha branca.